[RESENHA] O Noivo da Minha Melhor Amiga - Emily Giffin

"O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso."

Se você gosta de bons chick-lits tem que ler um dos livros da Emily Giffin. O Noivo da Minha Melhor Amiga, o primeiro livro que li da autora, tem Rachel como protagonista. Ela é uma advogada de Nova York que está com 30 anos, sempre foi muito inteligente e dedicou-se a sua profissão. Sua melhor amiga, Darcy, é uma mulher atraente e mandona e está noiva de Dexter Thale. No aniversário de Rachel, Darcy prepara a festa surpresa para ela que bebe demais e acaba dormindo com Dexter.

No dia seguinte, Dex faz questão de frisar que não estava bêbado o bastante e não se mostra arrependido. Os dois se aproximam e obviamente as consequências dessa traição caem sobre a amizade das duas. Rachel percebe que ele é tudo que ela sempre quis, mas sua amizade com Darcy é de longa data e ela não quer magoar ninguém. Durante a narrativa é exposto o temperamento de Darcy com as pessoas. Ela é autoritária, insuportável, intragável e nunca pede desculpas.

A protagonista tem um defeito que me irritou profundamente: ela é extremamente passiva. Darcy manda e desmanda, o chefe dela é insuportável e o Dexter nunca toma uma decisão. E o que ela faz? Aceita tudo isso sem contestar e por mais que eu entenda que ela faz um contraponto ao temperamento da amiga, não dá para aceitar uma pessoa que nunca expõe sua opinião ou argumenta.

"Talvez eu simplesmente seja uma pessoa má. Talvez a única razão para que eu tenha sido boa até agora tenha menos a ver com minha firmeza de caráter e mais a ver com o medo de ser pega em flagrante. (...) Será que sou uma pessoa boa? Ou apenas uma pessimista covarde?"

Já a Darcy é uma das antagonistas mais chatas que eu conheci no universo literário, pois é praticamente impossível gostar dela. Parece que durante toda a narrativa a autora dá motivos para ficarmos apenas de um lado. Mas, quem já leu outros livros da Emily sabe que ela sempre cria personagens humanos e passíveis ao erro. E o triângulo amoroso é exatamente um erro que vamos nos habituando no decorrer da narrativa.

Meu personagem preferido é Ethan, amigo das duas desde os tempos do colégio, e que sempre foi mais próximo de Rachel. Ele tem muitas tiradas engraçadas e dá os melhores conselhos sobre toda a situação.

A diagramação é bem diferente dos outros livros lançados pela autora aqui no Brasil. Esse livro foi lançado pela Editora Agir e os outros saíram pela Novo Conceito. O livro tem as folhas brancas e isso causa certo desconforto na leitura.

É um livro mais que indicado, pois adoro a autora e sua escrita. Para quem não sabe ela estará na Bienal do Rio que vai ocorrer esse ano. O livro tem uma espécie de continuação contando o que aconteceu com a Darcy e se chama Presentes da Vida, que já tem resenha aqui no blog. 



Título: O Noivo da Minha Melhor Amiga 
Autor: Emily Giffin 
Editora: Agir 
Páginas: 351

11 comentários

  1. Eu li "Presentes da Vida", mas não li "O noivo da minha melhor Amiga" então não conheço esta Darcy totalmente irritante. Este livro mostra um triangulo amoroso diferente dos que tenho lido atualmente. Uma pena o livro não ter a mesma diagramação, não vai ficar legal na estante. Também gosto da escrita da autora e de conhecê-la na Bienal.

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter assistido o filme, o único problema de alguns chick-lits é a questão da escolha: Amiga ou o Amor? Isso me desgasta profundamente, é legal, mas acho que mesmo que a pessoa seja tudo que você quer, a amizade é mais.
    Mas ótima resenha \o/

    ResponderExcluir
  3. Sempre que comento em uma resenha sobre um livro da Emily eu digo a mesma coisa, tenho uma relação de amor e ódio com ela, ao mesmo tempo que ela consegue transformar uma história que nem seria muito boa em algo bem legal ela consegue me tirar do sério com suas protagonistas, nesse livro não foi a protagonista que me irritou, foi a melhor amiga, o mulher chata, mas o livro é realmente tudo isso que vc falou. O meu personagem favorito também é o Ethan, vc já leu o segundo livro?? Gostei ainda mais do que desse.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro, mas a sinopse é interessante. Tenho vontade mesmo é de ver o filme XD rs
    Mas, confesso que fiquei bem curiosa quanto a escrita da autora, que todos elogiam.

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Também quero conhece-la...amo os livros da Emily Giffin!
    :)

    ResponderExcluir
  6. Simm....Presentes da Vida é melhor que esse.
    Já leu Ame o que é seu da autora? A protagonista é extremamente irritante!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Leia...os livros são muito bons!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Meninas quase infartei! To aqui no sofa lendo meu terceiro luvro da autora emily giffin, e ao ler : "... Darcy...." Escuto o mesmo nome na tv. Estah passando o noivo da minha melhor amiga. Eh baseado no livro

    ResponderExcluir
  9. Pq o filme eh sob o ponto de vista da rachel.... E eu jah sei como o filme acaba... E no livro eu tava torcendo pra darcy e o ethan ficarem juntos..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.